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Notícias - 18/11/2019

Mercado de energia: novas regras e o impacto para consumidores e empresas

Depois de duas grandes reestruturações do mercado brasileiro de energia elétrica, em 1995 e 2004, o país vem discutindo ajustes para um novo marco regulatório. Desde a entrada em vigor do atual marco legal, o país cresceu, surgiram novas tecnologias para geração e consumo de energia e hábitos de consumo mudaram.

As transformações em curso demandam atualização das regras, eliminando medidas contraditórias entre si e incorporando a chegada de conceitos como o armazenamento de energia, os veículos elétricos, a digitalização das redes de distribuição e transmissão, a expansão da liberdade de escolha do fornecedor de energia e a necessidade de descarbonizar a matriz energética, entre outros aspectos.

O objetivo é alavancar investimentos na área, contemplar o crescimento das fontes renováveis e ao mesmo tempo aumentar a concorrência do setor, ampliando a comercialização em um mercado livre de energia, ao mesmo tempo que se garante a sustentabilidade financeira do segmento. Com a estagnação da economia, agravada pela pandemia, o setor elétrico ganhou mais tempo para debater seus problemas estruturais.

 

Fonte: Exame